HISTÓRIA DA IGREJA PRESBITERIANA EM SÃO LOURENÇO
Na década de 1920, quando a cidade já se destacava pelo uso medicinal das águas minerais, vários foram os turistas que fixaram suas residências aqui. Entre elas, duas irmãs estrangeiras e protestantes, das quais não sabemos os nomes, mas que abriram a porta de sua chácara, situada a rua Frei Santa Rita Durão, localizada no Bairro Carioca, onde depois passou a ser a chácara do Zeca Ramon. Essas irmãs iniciaram ali a Escola Dominical, tornando a chácara num local de estudo da Palavra de Deus, assim o trabalho foi crescendo. Por ter residência na mesma rua, a veranista Júlia Pereira, que era da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, se uniu a essas duas irmãs que tiveram a visão da necessidade de um local próprio para expandir a igreja. Frequentava as reuniões o senhor Henrique, carpinteiro, que tinha sua carpintaria na esquina da Rua Rui Barbosa. Num determinado dia, essas irmãs conversaram com este senhor e o convenceram a vender o local para ser ali a futura igreja. A irmã Júlia Pereira muito colaborou arrecadando fundos junto a Igreja do Rio para a compra do local e trazendo os primeiros móveis doados pela Igreja do Rio: púlpito e bancos.
Na década de 1930, no novo local, a Congregação chamada de Casa de Oração crescia, possuía uma Escola Dominical forte e vinham das Igrejas Presbiterianas de Caxambu e do Rio, pregadores. A SAF foi organizada nesta época.

Na década de 1940, já havia o desejo de organizar a Casa de Oração em Igreja Presbiteriana, fizeram parte da comissão organizadora junto ao presbitério, os pastores Mário Neves, Mário Lício e o presbítero Job Gonçalves, da IPB Caxambu. O Presbitério Caxambu aprovou a organização da Congregação em Igreja Presbiteriana em 30 de abril de 1944, quando foi feita a eleição para presbíteros, sendo eleitos Antônio Ferreira, Antônio Cardoso, Jonas Roque de Alencar e José Fernandes. E eleição para diáconos, sendo eleitos: Dulcelino Carvalho, Joaquim Miguel do Carmo e Ezequias Correia Lemos. O reverendo Mário Neves assumiu o pastorado da igreja.
Na década de 1950, diante do progresso da cidade, havia o desejo de comprar um terreno no centro. Foi feita uma comissão para procurar um local ideal, mas somente na década de 1960, é que foi encontrado um local adequado na Avenida Antonio Junqueira de Souza, na Federal. Os irmãos se uniram em campanha para terem o dinheiro para a compra do terreno, a filha do presbítero Antônio Ferreira, Raquel Ferreira, muito se empenhou não só na compra do terreno como na campanha da construção. O culto de lançamento da pedra fundamental ocorreu em julho de 1967, dando logo início a sua construção, o presbítero Benedito Custódio Pinto foi o construtor responsável. Os irmãos se animaram em contribuir e em orar pela construção. O templo foi erguido e, quando a nave ficou pronta, foi feita a festa de inauguração em outubro de 1974, tendo como pregador o Reverendo Tiago Rodrigues Rocha, do Rio de Janeiro, uma festa que durou três dias com cultos evangelísticos.
Na década de 1970, o reverendo Edval Vallim, de Cambuquira, vinha dar atos pastorais uma vez por mês. Neste período, a congregação em Pouso Alto passou a fazer parte da Igreja de São Lourenço. No final desta década, foi feito um novo desafio a igreja: Comprar um terreno para construir uma casa pastoral e assim ter um pastor residente. Novamente a igreja orou e a campanha nasceu forte para comprar o terreno e construir a casa. O terreno adquirido foi no bairro da Estação e, sob a liderança do presbítero construtor, Benedito Custódio Pinto, ela ficou pronta em 1983, quando a igreja pediu ao presbitério um pastor residente. Através de assembleia foi eleito o pastor José Vieira Feitosa, que havia se casado com uma jovem da igreja, Iclea Furtado Higino. Em 1988, assume o pastorado o reverendo Eli da Silva Costa.
Em 1990, o reverendo Marcos Antonio Dias, assume o pastorado no qual permaneceu a frente da igreja como seu pastor até dezembro de 2024. Durante o seu pastorado, na década de 1990, a igreja cresceu e consolidou o trabalho, expandindo o Evangelho, abrindo uma congregação no Bairro São Lourenço Velho, comprando o terreno e fazendo sua construção sempre com o apoio dos irmãos que oraram e contribuíram financeiramente, o presbítero Gonçalo Valério foi o responsável pela construção, e o presbítero Genésio da Silva Maia, era o responsável pelo trabalho na congregação chamada de Ebenézer.
Na década de 2010, visando abençoar as novas gerações, a Igreja foi desafiada a comprar um local para realizar retiros espirituais e encontros da própria igreja. Tendo sido organizada uma comissão para escolher o local, e tendo a aprovação da assembleia da igreja, comprou-se, através de campanhas de ofertas, um sítio na cidade de Carmo de Minas. O local recebeu o nome de Horebe e tem sido uma benção na vida de todos os departamentos da igreja.

Atualmente a Igreja tem três pastores: Pr. Giovani na Igreja central, Pr. Marcos na Congregação Ebenézer e Pr. Elieder na Congregação em Pouso Alto.


Missão

Levar Jesus até as pessoas e as pessoas até Jesus, ensinando-as a se tornarem discípulas.

Visão

Crescente amor a Deus e ao próximo.

Valores

Compromisso com o ensino do evangelho de Jesus,
A prática da fé e a promoção de valores do reino de Deus

Galeria de Fotos

Veja abaixo algumas imagens que registram a história da nossa igreja.

Sobre a nossa igreja

Conheça mais ou se comunique com a nossa igreja acessando os links abaixo:

Conheça nosso Pastor Envie-nos uma mensagem